[CINEMA] O fenômeno Star Wars

Dia 25 de Maio de 1977. Um dia inesquecível para os amantes do cinema. Não só para eles, mas para todos que aqui neste mundo viviam. O quê faz deste dia tão especial, tão importante? O dia na qual o maior fenômeno de todos os tempos veio nos encantar. Um dia para a todos governar.

Enormes filas se formaram em volta de cinemas dos Estados Unidos e do Mundo. Multidões se aglomeravam em torno dos cinemas para ter meros 120 minutos de entretenimento. Aquela era a certidão de nascimento do maior fenômeno da história cinematográfica. O dia em que “Star Wars” iniciou sua jornada de glória e sucesso. O dia em que conquistou seus primeiros devotos, … ou melhor, fãs.

O quê passa por nossa cabeça quando lemos matérias ou ouvimos que sagas como “O Senhor dos Anéis”, “The Matrix” ou “Harry Potter” são um grande sucesso? Talvez fiquemos com um pouco de inveja, ciúmes … Mas será que isto é necessário? Por quê invejar quando “Star Wars” se tornou o segundo filme mais assistido de todos os tempos e o décimo mais bem sucedido financeiramente? Por quê se sentir inferior se todos os filmes estão entre as 20 maiores bilheterias da história dos EUA e entre as 35 maiores do mundo? Por quê ter ciúmes se toda a Saga conquistou 10 Oscars até agora? Por quê se incomodar se a revista TIME colocou o dia 25/05/77 no hall das 80 datas mais importantes do século XX e XXI, ao lado de fatos importantes como a chegada do homem à Lua, a queda da União Soviética ou os ataques terroristas de 11 de Setembro? Por quê, se somos a maior Saga de todos os tempos? Talvez a desinformação de grande parte da imprensa cinematográfica, que omite estes fatos, nos faz sentir injustiçados certas vezes.

A única maneira de entender o Fenômeno Star Wars é voltando ao tempo, e tentar compreender não só seu sucesso, mas também sua importância histórica. Star Wars era para ser apenas um ‘filme B’, mais um sci-fi que fica apenas um mês em cartaz e fatura misérias suficientes apenas para pagar o custo da produção. Mas o quê o diferenciou em relação aos outros? Muitos fatores: Direção competente (George Lucas já era relativamente reconhecido devido ao sucesso de público e crítica de “American Grafitti”), elenco carismático e talentoso (Alec Guiness, Peter Cushing e o então iniciante Harrison Ford) , bom enredo e principalmente, efeitos especiais inéditos e grandiosos, criados pela IL&M. E o sucesso do primeiro filme gerou continuações de alto nível, como “O Império Contra-Ataca” e “O Ataque dos Clones”, fazendo com que a Saga mantivesse um certo e bom equilíbrio. Ou seja, a boa continuidade foi outro fator que fez com que o Fênomeno se firmasse e crescesse de forma assustadora.

Brinquedos, livros, quadrinhos, cadernos, pôsteres, discos com a trilha sonora, fantasias, máscaras, roupas de cama personalizadas, cartões de festas, álbuns de figurinhas sucederam o sucesso dos filmes e consolidaram a invasão de “Star Wars”. À aquela altura, o mundo já havia sido conquistado.

Eu não havia nascido nesta época. Talvez muitos que estão lendo esta matéria também não. Mas por quê sabemos de tudo isso se não estávamos lá para conferir? Diferentemente das outras sagas citadas acima, “Star Wars” é um mito que passa de geração para geração, fazendo com que nunca perca sua força. 26 anos já se passaram, e “Star Wars” continua sendo comentado, assistido e encantando milhões de fãs mundo afora. É por isso que eu conheço e amo esta Saga. É por isso que o dia 25 de Maio de 1977 entrou para a história da humanidade. O dia em que a Maior Saga de todos os tempos nasceu!

Escrito por Darth Aguiar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: