[ESPECIAL ARQUIVO X] O fenômeno …

Olá amigos insones,

À partir de hoje estaremos trazendo notícias e matérias especiais sobre uma das séries mais alucinantes de todos os tempos … É claro que estamos falando de Arquivo X.

Em 2008, Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) estarão de volta as telas do cinema para o segundo longa dessa fantástica franquia. E até lá, nós do Blog Insônia (em parceria também com o Portal Jedi Library) vamos trazer novidades, curiosidades, dados e tudo o que for de mais interessante do universo de Arquivo X.

E vamos começar … do início !!!

Em meados de 1993, Chris Carter trazia para os fãs de ficção científica, a série que se tornaria um dos maiores fenômenos do gênero de todos os tempos, comparado apenas ao espetacular Star Trek.

Com teorias de conspiração envolvendo alienígenas e outros fenômenos, a trama girava me torno dos opostos Fox Mulder e Dana Scully, dois agentes do FBI que tinham tanto em comum quanto em diferenças.

Especializado em traçar perfis homicidas, o agente Mulder abandonou sua promissora carreira na Divisão de Crimes Violentos do FBI para assumir o ridicularizado departamento de casos sem solução que envolvem fenômenos inexplicáveis, o Arquivo X. Mas a história começa a ganhar peso quando surge sua parceira Dana Scully, com total ceticismo e pronta para provar que a ciência pode explicar tudo. Mas ao longo da série ela começa a perceber que Mulder não é tão pirado assim.

Arquivo X estreou nos EUA no dia 10 de setembro de 1993, em um dos piores horários da emissora Fox (sexta-feira à noite) e chegou as telas americanas desacreditado. Mas em pouco tempo a série chamou a atenção e começou a arrebatar fãs de todos os cantos, os quais utilizavam da propaganda boca à boca para divulgar a mais nova série televisiva. E o resultado foi surpreendente, levando Arquivo X a ser umas das séries mais assistidas da grade da Fox, ao final de sua primeira temporada.

Ao longo do tempo e com 9 temporadas na bagagem, além de um longa metragem, Arquivo X até hoje levanta fãs de todas as idades. O tão aguardado segundo longa está previsto para estrear em 25 de Julho deste ano nos EUA, e as filmagens já estão a todo vapor.

Algumas curiosidades

– Arquivo X rendeu duas séries derivadas: “Millenium” e “Os Pistoleiros Solitários”. Nehuma das duas séries foi pra frente.

– No episódio “Surpresa de Natal” da quinta temporada, Dana Scully criança foi interpretada pela irmã de Gillian Anderson na vida real, Zoe Anderson.

– Toda a série foi filmada em Vancouver, Canadá até a sexta temporada, quando as locações passaram para a Califórnia.

– Alguns episódios não exibiram a tradicional mensagem “A Verdade está lá Fora” (The Truth is Out There) no início. Foram os episódios:

  1. Jogo de Gato e Rato (The Erlenmeyer Flask)“, com a mensagem “Não confie em ninguém” (Trust no One)
  2. Ascensão (Ascension)“, mensagem “Negue Tudo” (Deny Everything)
  3. Anasazi (Anasazi)“, com o lema principal mostrado em língua navajo: “EL ‘AANIGOO ‘AHOOT’E” (A Verdade está lá Fora)
  4. O Falso Alienígena (731)“, com a frase “Desculpar-se é política” (Apology is Policy)
  5. Procura Incessante (Herrenvolk)“, com a frase “Tudo Morre” (Everything Dies)
  6. Teliko (Teliko)“, com a frase “Enganar, Induzir, Obstruir” (Deceive Inveigle Obfuscate)
  7. A Pedra da Morte – 2a. Parte (Terma)“, com a frase “Mas isso se move” (E Pur Si Muove) (dita por Galileu antes de ser forçado pela Inquisição a concordar que a Terra permane parada)
  8. A maior das mentiras (Gethsemane)“, com a frase “Acredite na Mentira” (Believe the Lie)
  9. Em busca da Verdade (Redux I)“, com a frase “Todas as Mentiras Levam à Verdade” (All Lies Lead to the Truth)
  10. A Paciente X – 2a. Parte (The Red and the Black)“, com a frase “Resistir ou Servir” (Resist or Serve)
  11. O Fim (The End)“, com a frase “O Fim” (The End)

O tão aguardado segundo filme …

No ano de 2007 os fãs de Arquivo X comemoraram a notícia do segundo longa metragem para os cinemas. Com reteiro escrito por Chris Carter (o criador da série) e Frank Spotnitz, os detalhes do filme continuam em segredo absoluto. Carter adiantou apenas que a história será independente da cronologia da série e que o conflito entre o crente Fox Mulder e a cética Dana Scully, continuará sendo o fio principal da trama.

As filmagens acontecem em Vancouver, no Canadá. Carter estréia na direção de longas-metragens com Arquivo X 2.

Escrita por Tiago Castro
Fontes: Revista Crash, Omelete e Arquivo X News

Anúncios

2 Responses to [ESPECIAL ARQUIVO X] O fenômeno …

  1. xxx disse:

    Postando por pena…

  2. rodrigo disse:

    ola,

    em um dos episodios de arquivoX (a paciente X)no final do episodio tocou uma musica que marcou na inha cabeça mais nao sei o nome da musica nem me lembro mais. lembro que o mulder dançou ao som desta musica com a personagem do episodio (uma moça cega).
    se alguem souber souber o nome da musica, por favor me diga…

    abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: