[CINEMA] Review de Homem de Ferro

Olá insones!

Ontem fui conferir o filme que abre oficialmente a temporada de blockbusters do ano, Homem de Ferro. E o filme não decepciona. Muito pelo contrário, Homem de Ferro é um filme que merece ficar ao lado das melhores adaptações de HQs para o cinema.

O filme já começa impactante mostrando a captura do industrial de armas Tony Stark (Robert Downey Jr., absolutamente perfeito no papel). Junto com o prisioneiro Yinsen (Shaun Toub), Stark é obrigado a construir um míssil, mas ao invés disso constrói uma armadura que lhe permite fugir do seu cativeiro. Voltando aos EUA, Stark decide abandonar a vida de vendedor de armas e decide proteger as pessoas, construindo uma nova armadura.

Aqui revela-se também uma das grandes surpresas do filme: a direção segura de Jon Favreau (que faz uma partcipação no filme como um guarda costas de Stark). O ritmo do filme nunca cai, alternando bom humor, boas interpretações de todo o elenco, e cenas de ação alucinantes.

Robert Downey Jr. dá um espetáculo de interpretação, conferindo a Tony Stark um ar cínico, mas também cria um personagem fácil de se simpatizar. Gwyneth Paltrow está ótima como a fiel secretária Pepper Potts, criando uma mulher que ganha o coração dos espectadores. Terence Howard tem pouco a fazer com Jim Rhodes (e futuro War Machine. Uma das cenas do filme já indica isso quando ele olha para uma armadura de Tony e diz “Fica pra próxima baby”), mas sendo um ator talentoso, consegue destacar seu personagem. Jeff Bridges intepreta Obadiah Stane, o industrial que quer matar Tony e pegar a empresa para si. Bridges dá uma performance enérgica, forte, fazendo Stane parecer um vilão saído direto dos quadrinhos com seus maneirismos. Quando ele se transforma no vilanesco Monge de Ferro, Bridges vocifera seus diálogos com força, fazendo assim um vilão memorável. Destaque para Paul Bettany como a voz do mordomo Jarvis e Stann Lee na sua pontinha usual nos filmes da Marvel.

O filme também traz referências aos quadrinhos, como a organização terrorista Os 10 Anéis, cujo líder é ninguém menos que o Mandarin (que não aparece no filme), e a organização secreta conhecida como S.H.I.E.L.D.

AVISO: NÃO SAIAM DO CINEMA ANTES DOS CRÉDITOS FINAIS!!!!!!!! A cena é importantíssima e define um possível futuro da Marvel no cinema, provando de fato que todos os filmes Marvel acontecem dentro de um mesmo universo.

Nota 10 com louvor. É um filme divertidíssimo e super fiel aos quadrinhos. Perfeito. Que venham o Gigante Esmeralda e o Cavaleiro das Trevas!

ALERTA DE SPOILER!!!!! NÃO LEIA MAIS PRA FRENTE SE NÃO QUISEREM DETALHES DO FILME!!!! PRA QUEM NÃO VER A CENA DOS CRÉDITOS FINAIS, AQUI VAI A DESCRIÇÃO DA CENA:

Stark entra na sua mansão e vê uma figura na sua sala. Ocorre o seguinte diálogo:

– “Eu sou o Homem de Ferro” Achou que era o único herói no universo? Sr. Stark, agora você faz parte de um universo bem maior, só que ainda não sabe.

– Quem é você? – pergunta Stark e o homem aparece na luz.

– Sou Nick Fury, diretor da S.H.I.E.L.D. (Samuel L. Jackson!!!!) Quero conversar com você sobre o “Projeto Vingadores”.

por Gustavo Valente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: