[CINEMA] Review de Batman – O Cavaleiro das Trevas

Muitos críticos apontam o novo filme do homem morcego como sendo exaustivo. Ontem pude comprovar que é mesmo. É exaustivo pelo fato do nosso envolvimento emocional com os personagens. Tememos pelo destino deles o tempo todo, nunca sabemos o que vai acontecer em em seguida.

O Cavaleiro das Trevas é o melhor filme que poderia ter aparecido nos últimos 5 anos. A fotografia, a direção, música, atuações, tudo é perfeito no filme. Christopher Nolan realizou não só o seu melhor filme, como também a melhor e mais séria adaptação de histórias em quadrinhos de todos os tempos. Esqueça as piadinhas de Alfred (Michael Caine). Aqui Alfred é só mais um cidadão de Gotham que vê a cidade queimar.

Não dá pra dizer muito da trama do filme sem spoilers, mas no geral, o filme mostra a luta de Batman (Christian Bale), o tenente Gordon (Gary Oldman) e do novo promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) para limpar a cidade dos criminosos e mafiosos e tudo parece ir bem até o surgimento do Coringa (Heath Ledger), um gênio do crime que surgiu do nada, e aos poucos, mergulha a cidade numa onda de pânico e caos de uma forma nunca antes de vista num filme.

Quanto as atuações, são dignas de prêmios. Nunca o Batman de Christian Bale pareceu tão cansado aos nossos olhos. Ele não aguenta mais a podridão da cidade e vê em Harvey Dent sua esperança de salvar Gotham City, e assim ficar com Rachel Dawes (Maggie Gylenhaal). Mas não é tão simples assim: Rachel se apaixonou por Dent.

Bale exala talento como Wayne e seu alter ego. Maggie Gylenhaal dá uma personalidade nova para Rachel Dawes (que em Batman Begins foi vivida por Katie Holmes), e Heath Ledger, bom, ele agora é o Coringa definitivo. Seus atos não causam risos, mas sim medo e repulsa. Quando o Coringa não está na tela, imaginamos o que ele está planejando. Aaron Eckhart insipira segurança como Harvey Dent, o “Cavaleiro Branco” da cidade, aquele que vai tirar a cidade da sujeira. E não é segredo que Harvey Dent é ninguém menos que o vilão Duas-Caras, e a aparição dele já transformado no vilão é impactante e assustadora.

Batman – O Cavaleiro das Trevas é um filme que merece ser visto e revisto muitas vezes, para absorver todos as nuances do roteiro maravlhoso de Christopher Nolan e de seu irmão Jonathan. Filme perfeito. Estou ansioso pelo DVD já.

nota 10

P.S: Quem conhecer os quadrinhos, tente pegar as referências de “A Piada Mortal” “Asilo Arkham” e “O Longo Dia das Bruxas”

por Gustavo Valente

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: