[EVENTOS] Invisibilidades

Neste final de semana, 20 e 21 de setembro, o Itaú Cultural dá iní­cio à segunda edição do programa bienal Invisibilidades, este ano com o tema Ficção Cientí­fica no Século XXI: Ainda é Possí­vel?. O encontro debate as possibilidades da ficção cientí­fica, dada a velocidade dos avanços e novidades da ciência e da tecnologia neste novo século.

Entre os debatedores estão nomes como Alfredo Suppia, Bráulio Tavares e Fausto Fawcett. Além dos seminários, o evento traz um volume especial do Pecha Kucha Night – São Paulo, voltado para o universo da ficção cientí­fica, que ocorre no dia 21, às 20:20.

O blog, com conteúdo atualizado durante o evento deste ano, abre espaço para opiniões, sugestões, fotos e matérias relacionadas ao encontro. Saiba mais e conheça a programação completa. Acesse!

Sábado, 20 de setembro

17:30 – Mesa redonda Por uma Ficção Científica Pós-Moderna – Para mapear a produção de ficção científica brasileira atual, escritores que estão começando a despontar, como Antônio Xerxenesky e Octavio Aragão, dialogam com autores experientes, como Nelson de Oliveira e Max Mallman. Mediação de Gerson Lodi-Ribeiro.

19h30 – Mesa redonda – Publicar uma Nova Ficção Fantástica no Brasil – Existe Espaço? – Debate com editores de livros e de revistas digitais de várias regiões do país sobre a viabilidade editorial e comercial de se publicar literatura fantástica de autores nacionais, com a participação de Ana Cristina Rodrigues, Ednei Procópio, Jacques Barcia, Richard Diegues e Samir Machado de Machado. A mediação será de Sílvio Alexandre.

Domingo, 21 de setembro

10:00 às 15:30 – Oficina A Escrita de Ficção Científica Brasileira – que será ministrada por Roberto de Sousa Causo , organizador das antologias Histórias de Ficção Científica e Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica , além de coordenador editorial do selo Pulsar, da Editora Devir.
Primeiramente, Roberto apresentará a situação e o contexto da literatura de ficção científica no Brasil e no exterior. Em seguida, será realizado exercício de escrita e serão analisadas estratégicas de veiculação e publicação dos trabalhos. 15 vagas – inscrições a partir de 5 de setembro pelo telefone 2168-1779 (atendimento das 10:00 às 18:00)

16:00 – Mesa redonda – Por uma Crítica de Ficção Científica no Brasil: Primeiros Passos – mesa redonda sobre a produção acadêmica relacionada à ficção científica no Brasil, em particular a partir de 2000. Neste novo século, despontaram os primeiros artigos e livros sobre a relação entre ficção científica e cibercultura. Com a participação de Adriana Amaral, Alfredo Suppia e Rodolfo Londero. A Mediação será de Rodolfo S. Filho.

18:00 – Mesa redonda – Ficção Científica Brasileira: Passado e Presente do Gênero no Brasi – Debate com os três dos maiores nomes da literatura de ficção científica do Brasil que se destacaram entre os anos 1980 e 1990: Bráulio Tavares, Fausto Fawcett e Guilherme Kujawski. Esta mesa busca promover a troca de idéias sobre suas incursões no mundo da literatura, da música, do ciberpunk, além de abordar projetos futuros. O mediador será Sérgio Kulpas.

20:30 Pecha Kucha Night São Paulo.

— — —

Fonte: Recado Devir

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: