[LITERATURA] Sétimo – André Vianco

Sétimo é tão bom quanto seu antecessor, Os Sete. Com muito mais ação, eu diria que Sétimo é melhor! Alguns personagens apresentados em Os Sete estão mais elaborados, mais maduros e já são velhos conhecidos dos leitores, o que dá um gostinho ainda melhor ao livro.

Ao começar a leitura de Sétimo, temos a sensação de que estamos lendo um novo capítulo de Os Sete, e isso é fabuloso. O livro já começa em um rítimo acelerado, nos trazendo personagens que já fizeram nossa imaginação fluir no primeiro livro e nos prendendo desde o início a uma trama interessante e bem elaborada!

A personagem principal é … Sétimo, o último dos vampiros do D’Ouro a despertar no livro anterior. Junto com ele, estão César, Eliana e Tiago, alguns dos protagonistas de Os Sete.

Como já é característico nos livros do André, os personagens acabam se tornando o ponto mais interessante da trama, pois o autor se aprofunda em dúvidas e sentimentos que atormentam cada um deles do início ao fim do livro. Tiago, talvez seja um dos mais importantes nesse sentido. Em Sétimo, Tiago é um vampiro, mas luta contra essa condição até a metade do livro, deixando-se levar para o lado escuro apenas quando vê a única alternativa de confrontar de igual para igual o vampiro Sétimo.

Outra personagem de Os Sete que está presente em Sétimo é Dom Afonso ou Lobo, o vampiro metamorfo. Lobo começa a entender que deve se camuflar entre os humanos para sobreviver e é nesse momento que ele conheçe Leonardo, um garoto aparentemente inofensivo que consegue derrubar o poderoso vampiro duas vezes.

Um das passagens mais interessantes de Sétimo é a aparição do próprio demônio, comandante do inferno que manteve Sétimo aprisionado e escravisado durante muito tempo. É ele quem dá o dom vampírico a Tiago e traz de volta os outros vampiros do rio D’Ouro para confrontar Sétimo.

Isso mesmo, Gentil, Inverno, Acordador, Espelho e Tempestade estão de volta para atormentar … Sétimo!

Os vampiros do D’Ouro são trazidos de volta para ajudar o recém vampiro Tiago a confrontar Sétimo e uma das descrições mais interessantes do livro está justamente no momento em que eles aparecem e Tiago vislumbra um espetáculo sobrenatural ao dom do vampiro Tempestade. Aliás, as duas descrições mais empolgantes do livro estão na chegada e na partida dos vampiros do D’Ouro.

Novas personagens são incluídas na trama e deixam o livro ainda mais recheado de novidades. Paola talvez seja a mais interessante de todas. A jovem e bela mulher por quem Sétimo se apaixona acaba se tornando uma personagem cativante. Sua frieza é impressionante, até mesmo quando descobre ter sido trazida para a vida escura pelo vampiro português. Junto com ela surgem a vampira Aléxia e Aguinaldo, duas personagens que se tornam importantíssimas no decorrer da trama.

Mais uma vez Vianco mostra que sabe prender os leitores e novamente consegue descrever com perfeição as surpresas dos vampiros despertos ao se depararem com nossa tecnologia e hábitos atuais. Uma dessas surpresas mais bem descritas é a do vampiro Lobo assistindo uma partida de futebol, excelente.

Paralelo a trama de Sétimo, Tiago e seus amigos, somos apresentados a duas importantes personagens, Dimitri, conhecido como Matador, um assassino profissional que não tem pudores na hora de matar e Tobia, descendente da linhagem dos caçadores dos vampiros do D’Ouro. As duas personagens se encontram em determinado ponto do livro e partem juntos à caça das criaturas da noite. Tobia cresce muito durante as páginas do livro e se torna fundamental para o desfecho da história.

Em meio a todo os suspense e terror, com as características pitadas de humor, André Vianco coloca o romance como ponto alto da trama e por duas vezes é o amor que traz um desfecho mais do que surpreendente para o livro.

Eu, como fã de carteirinha dos livros de André Vianco, dou nota 10 para Sétimo. Recomendadíssimo! André Vianco escreve como poucos e consegue prender o leitor do início ao fim do livro. A riqueza de detalhes ao descrever as ruas de Osasco e São Paulo são impressionantes também.

Os vampiros do D’Ouro, os vampiros recém criados, as hordas de zumbis e o espetáculos mais bizzarro da Terra deixam Sétimo como um dos meus livros preferidos.

Que venha o Turno da Noite …

… … …

por Tiago Castro

Anúncios

2 Responses to [LITERATURA] Sétimo – André Vianco

  1. priscila disse:

    oiiiiiiiiiiiiiii eu acabei de ler um dos livros de andre viaco o sétimo foi uma das melhores historias de vampiros que eu já li

  2. Daniele disse:

    Eu ainda to no meio.. mas , eu li ” Os Sete ” ee amei..
    O mesmo com o ” O Setimo ” tenho certeza ^^’
    Parabens André!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: