[EVENTOS] Balada Literária 2008

São Paulo receberá, a partir desta quinta-feira, dia 20, até o domingo, 23 de novembro, uma intensa programação, totalmente voltada para a cultura, com foco na literatura. É que neste período ocorre a 3ª edição da Balada Literária, evento que existe desde 2006 e festeja o mundo das letras na capital da garoa. A festa é uma iniciativa do escritor Marcelino Freire, que teve a idéia de reunir no bairro paulistano da Vila Madalena artistas e público, e colocar em pauta temas como literatura, teatro, música e outras expressões artísticas. Freire, ao lado da também escritora Maria Alzira Brum Lemos, é curador da Balada Literária. Em entrevista ao Publishnews, ele recorda que a idéia de criar a Balada amadureceu durante uma edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), da qual participava como convidado. “A proposta foi criar um evento mais informal, com a cara da Vila, sem o caráter solene, com bate-papos com temas livres”, acrescenta. O barato, ainda anuncia o escritor, é que o público pode participar de todos os eventos, já que eles não acontecem simultaneamente e os locais de realização são próximos. A Balada conta com a Livraria da Vila, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima e o Centro Cultural b_arco como parceiros realizadores. Neste ano, o SESC Pinheiros, o Centro da Cultura Judaica e o Teatro Brincante também vão apoiar a festa, além da Mercearia São Pedro. A escritora russa radicada no Brasil Tatiana Belinky é a homenageada da Balada Literária 2008, e a programação inclui evento na qual Tatiana conversa com outros autores da literatura infantil.

É no dia da abertura, 20, que a escritora estará numa mesa com Eva Furnari, Índigo, Luiz Bras e Vladimir Sacchetta, às 11h, na Livraria da Vila. Haverá ainda a participação especial da atriz Ana Luisa Lacombe. Às 14h30, no mesmo local, Alberto Guzik conversa com Fernando Bonassi, Ricardo Silvestrin e Suzana Amaral. Já às 18h, no Sesc Pinheiros, a programação segue com o escritor, jornalista e diretor de TV, Ricardo Soares, que participa de debate com a escritora carioca Cecília Giannetti e com os argentinos Juan Diego Incardona e Pedro Mairal. O roteiro do primeiro dia de Balada se encerra às 21h, no Teatro Brincante, com uma noite em homenagem ao Dia da Consciência Negra e ao centenário do poeta pernambucano Solano Trindade. O evento conta com as participações de Maria Eugênia Almeida, Miró, Naruna Costa, Olivia Araújo, Pedro Américo, Rosane Almeida, Valmir Jordão e Wilson Freire.

Na sexta-feira, dia 21, a programação segue com o jornalista Álvaro Costa e Silva, editor do caderno Idéias do Jornal do Brasil, que conversa com a paulistana Beatriz Bracher e o catarinense Cristovão Tezza, às 11h, na Livraria da Vila. Pela tarde, o Centro da Cultura Judaica recebe, às 15h30, o jornalista Maurício Melo Júnior, que conversa com Berta Waldman, Mario Teixeira, Moacyr Scliar e Roney Cytrynowicz. Já as 18h, no Sesc Pinheiros, é a vez da escritora Ivana Arruda Leite debater com o gaúcho Menalton Braff e o mineiro Murilo Carvalho, vencedor do Prêmio Leya de Literatura 2008. A Mercearia São Pedro é homenageada com a abertura oficial da exposição e lançamento de livro de fotografias feitas pelo carioca José Diniz, em comemoração aos 40 anos da Mercearia, um dos botecos “literários” mais badalados da cidade.

O escritor mineiro Evandro Affonso Ferreira, o gaúcho Altair Martins, a curitibana Luci Collin e o cearense Ronaldo Correia de Brito abrem a programação de sábado, 22, às 11h, na Livraria da Vila. A festa segue às 14h30, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, onde Fabrício Carpinejar e Fabrício Marques conversam com Jomard Muniz de Britto e Sebastião Nunes. O evento também comemora os 70 anos de Jomard e Sebastião, sendo que este último terá exposição com o acervo da sua histórica Edições Dubolso. O professor da USP e crítico literário Ivan Marques, criador do programa Entrelinhas, da TV Cultura, conversa com uma das principais poetas brasileiras, a mineira Adélia Prado, às 17h, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima. O mesmo local recebe, às 19h30, apresentação literomusical com o poeta, ator e dramaturgo Gero Camilo, na qual ele lança seu primeiro CD, “Canções de Invento”.

No dia 23, domingo, os debates têm início às 14h30, na Livraria da Vila, onde o escritor cuiabano Joca Reiners Terron conversa com os quadrinistas Angeli, Laerte e Rafael Grampá. Às 18h, no Centro Cultural b_arco, estarão o jornalista Claudiney Ferreira, a cantora Fabiana Cozza, o escritor e ensaísta Francisco Bosco e o cantor e compositor Luiz Tatit, com participação especial de Marcio Debellian, um dos realizadores do documentário Palavra (en) Cantada, que discute a relação entre música e poesia no Brasil. Serão exibidos trechos do filme. O encerramento da Balada Literária ocorre às 20h, no Centro Cultural b_arco, onde haverá show com a banda Pata de Elefante, seguido do lançamento de vários títulos, como o livro-LP Nossa senhora da pequena morte, de Clarah Averbuck, e dos livros da Edições K, de Curitiba.

Depois de tanta programação, só podia mesmo dar ressaca. E esta será curtida em grande estilo, no dia 3 de dezembro, uma quarta-feira, quando Marcelino Freire e os integrantes do curso de criação literária do Centro Cultural b_arco conversam com o escritor carioca Paulo Lins. O evento será às 19h30, no Centro Cultural b_arco.

Programação completa no site http://www.baladaliteraria.org/2008/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: