[LITERATURA] A Fantástica Fábrica de Chocolates

“Charlie and the Chocolate Factory” é o título original do romance infantil de Roald Dahl, autor galês falecido em 1990 e especialista em fantasias infanto-juvenis. O livro foi publicado no Brasil pela Martins Fontes em 1989, com a quinta edição em 2007; foi traduzido por Dulce Horta e ilustrado na edição brasileira por Cláudia Scatamacchia.

A história é muito conhecida entre nós graças às versões cinematográficas de David L. Wolper e Tim Burton, sendo a primeira, de 1971, sensivelmente melhor.

Caíram de fato no gosto do público os divertidos umpa-lumpas e suas canções sarcásticas, o sensível e educado menino Charlie Bucket e o misterioso e excêntrico milionário Willy Wonka, dono da fábrica onde coisas incríveis acontecem (como o rio e a cachoeira de chocolate) e que organiza o concurso dos cupons dourados, cinco espalhados entre milhões de barras de chocolate. O público gosta até da Veroca, a menina tirana, que manda nos pais, dois pamonhas que lhe fazem todas as vontades, geralmente gritadas. É uma personagem engraçadíssima, especialmente no primeiro filme. As outras crianças ferrabrazes também ficaram bem conhecidas: o menino guloso, a menina maníaca por mascar chiclete, o garoto obcecado por televisão. As cinco crianças visitam a fábrica mas somente uma delas se mostrará merecedora de herdá-la do sr. Wonka.

O livro é delicioso, especialmente nas canções dos umpa-lumpas e alguns episódios desastrosos onde as crianças vão sendo descartadas, até restar somente o Charlie, o menino educado e bondoso.

… … …

por Miguel Carqueija
enviado a lista do CLFC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: