[EVENTOS] Lançamento de Tempo Fechado (Bruce Sterling)

Acontece no dia 3 de dezembro de 2008, às 19h00 na FNAC Pinheiros (Praça dos Omaguás, 34 – Pinheiros – São Paulo-SP), o lançamento oficial do segundo romance cyberpunk de Bruce Sterling publicado no Brasil, Tempo Fechado (Devir).

Haverá um debate com o tema do livro: “Mudanças Climáticas Ficção e Realidade no Futuro da Humanidade”, com a participação de duas Professoras Doutoras especializadas em Climatologia/Meteorologia, da USP, e do escritor e tradutor Fábio Fernandes. Os convidados são: Prof.ª Dr.ª Rita Yuri Ynoue (doutora me metereologia com experiência em Geociências (química da atmosfera), atuando com: poluição urbana, modelagem fotoquímica, ozônio, aerossol urbano e distribuição de tamanho do material particulado. Prof.ª Dr.ª Leila M. Vespoli de Carvalho (coordenadora do GEM no IAG/USP), com experiência em climatologia nos temas: oscilações infra-sazonais, extremos climáticos da Antártica; oscilação antártica e mudanças climáticas. Prof. Dr. Fábio Fernandes – Comunicólogo, Autor dos livros Interface com o Vampiro (Writers, 2000) e A Construção do Imaginário Cyber (Anhembi Morumbi, 2006), criador dos blogs Pós-Estranho, em português, e Post-Weird Thoughts, com Jacques Barcia, em inglês. Escreve resenhas para o site norte-americano The Fix e de fantasia e ficção científica para o site premiado Fantasy Book Critic.

… … …

nota retirada da coluna de Roberto Causo do Terra Magazine
Terra Magazine

… … …

Sobre o livro

2031. As intervenções humanas sobre o clima foram longe demais. Personagens idiossincráticos e irreverentes se reúnem no sertão árido do Texas e do Oklahoma para enfrentar a maior de todas as tempestades, páreo duro até mesmo para os mais corajosos caçadores de tornados. As informações que coletarem podem lançar luz sobre o nascimento de um fenômeno que pode se tornar um fato permanente da atmosfera do planeta – uma tempestade fixa como a Grande Mancha Vermelha de Júpiter –, transformando para sempre a vida na Terra.

Quem gostou do filme Twister tem em Tempo Fechado uma versão mais realista, mais violenta e mais futurista de um grupo de caçadores de tornados em busca do “Santo Graal” das tempestades: um megatornado F-6, capaz de arrasar uma cidade em poucos minutos, ou de arruinar a atmosfera para sempre.
É o que o cientista Jerry Mulcahey acredita, e com ele a Trupe Intempestiva, grupo de hackers, rebeldes e desajustados que o segue numa corrida suicida high-tech, até a beira do fim do mundo.

A milionária Jane Unger, namorada de Mulcahey, tem tudo sob controle na Trupe Intempestiva, até seu irmão Alex ser integrado ao bando. Um alérgico crônico recém-saído de uma clínica clandestina no México, Alex é o típico homem do “Tempo Fechado”, um contexto global de descontrole climático provocado pelo efeito estufa.

Na busca pelo F-6, os dois irmãos estão preparados para tudo – menos o choque com membros de uma conspiração global, em meio ao caos e à desolação da grande tempestade. Escrito quinze anos antes do Furacão Katrina e antes do relatório da ONU que fechou a questão sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas causadas pela atividade humana, Tempo Fechado apresenta um vislumbre terrível do que pode vir a ser a nova condição da humanidade no futuro próximo.

… … …

Comentários da Imprensa Internacional

O Robin Hood dos foras-da-lei eletrônicos… Ninguém escreve melhor sobre o fato de que o fantasma da máquina somos nós.
— The Times

Brilhante… Fascinante… Empolgante… Um conjunto completo de emoções fortes.
— The New York Review of Science Fiction

… … …

Sobre o autor

A locomotiva intelectual do Movimento Cyberpunk, Bruce Sterling nasceu em Brownsville, Texas, morou na Índia e atualmente vive em Austin, Texas. Seu romance Piratas de Dados (1988) recebeu o John W. Campbell Memorial Award. Sterling foi também premiado com o Hugo de 1997 com a noveleta “O Consertador de Bicicleta” e o de 1999 com “Taklamakan”, outra noveleta. Distraction (1999), um romance, recebeu o Arthur C.Clarke Award. Com William Gibson, escreveu o romance The Difference Engine (1991), criando um novo subgênero para a ficção científica, o steampunk.

Em 1998, Sterling fundou o Movimento do Design Viridiano, para transportar atitudes “verdes” ao campo do design. Com Tempo Fechado, Sterling mostra que a atitude cyberpunk não está restrita aos grandes aglomerados urbanos.

… … …

Fonte: Devir

Anúncios

One Response to [EVENTOS] Lançamento de Tempo Fechado (Bruce Sterling)

  1. cleumir souza disse:

    >>>Muito bom o Blog Insônia, que nos deixa mesmo sem vontade de dormir, com tantas trapalhadas do amigo homem/mulher. Parabéns e não desistam nunca!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: