[EVENTOS] Biblioteca Pública Viriato Corrêa inaugura seu novo acervo

Estreando sua nova ambientação – que, entre outros elementos, dispõe de estantes tortas que disfarçam prateleiras retas, pilastras vermelhas, móveis verde-musgo, além de um jardim com plantas doadas pelo Viveiro Manequinho Lopes – a Biblioteca Pública Viriato Corrêa inaugura seu novo acervo no dia 29 de novembro, às 17h.

Entre os autores disponíveis nas charmosas prateleiras, estão os principais nomes da literatura fantástica, como Edgar Allan Poe, Julio Cortázar, Ray Bradbury, HG Wells e Phillip Dick, sem deixar de lado títulos mais conhecidos do grande público como Harry Potter e Senhor dos Anéis. Logo em seguida da abertura do acervo, às 18h, será apresentada a peça Conto da Ilha Desconhecida, da Cia. Pé na Porta, inspirada em um livro de José Saramago.

Complementando a programação a temática em Literatura Fantástica apresenta, de 23 de novembro a 21 de dezembro, a mostra Loucos por Cinema Fantástico, que estréia na sala Luiz Sérgio Person às 15h30 com o filme em stop-motion Alice, a versão dark do diretor Jan Svankmajer para o clássico de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas. Uma outra alternativa para os cinéfilos é conferir, de 5 a 7 de dezembro, o Festival do Minuto: Melhores de 2008, que traz produções de até 60 minutos que participaram das mostras Acabou a Gasolina e Cidades. As exibições ocorrem sempre às 15h30.

Os interessados em investigar a teoria que se esconde por trás do clichê literatura fantástica poderão participar do curso Do gótico à ficção científica, as formas literárias do fantástico, que será ministrado pela curadora da biblioteca, Ana Cecília Olmos, de 2 a 11 de dezembro, toda 3ª e 5ª, às 19h.

Já para os fãs de teatro mirim, a temática traz duas peças de teatro de sombras da companhia Quase Cinema, Histórias fantásticas: Viola, Violão e outras cordas, no dia 29 de novembro, às 11h, e A Princesa de Bambuluá, no dia 13 de dezembro, no mesmo horário. Os jovens e adultos também terão boas opções: no dia 6 de dezembro, às 20h30, entra em cena o Grupo de Teatro Atitude, simulando o julgamento de um jovem acusado de matricídio. A reapresentação será no dia 7, às 18h. Todas as atividades acontecem na Sala Luiz Sérgio Person.

|Serviço: Inauguração Biblioteca Temática de Literatura Fantástica Viriato Corrêa. Abertura do acervo. Dia 29, 17h. R. Sena Madureira, 298. Vila Mariana. Zona Sul. Tel: 5573-4017. Grátis

PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO DA BIBLIOTECA TEMÁTICA EM LITERATURA FANTÁSTICA VIRIATO CORRÊA

CINEMA

FESTIVAL DO MINUTO: MELHORES DE 2008
BIBLIOTECA VIRIATO CORRÊA / SALA LUIZ SERGIO PERSON / ZONA SUL / DE 5 A 7 / 15H30 / LIVRE / GRÁTIS

Produções que integraram as mostras Acabou a Gasolina e Cidades. Criado em 1991, o Festival Mundial do Minuto Brasil apresenta filmes amadores e profissionais com duração de até 60 segundos. Como resultado desse processo, acontece, durante uma semana, a Rede de Exibição do Festival do Minuto, quando instituições culturais exibem a Mostra do Minuto, com os melhores vídeos do ano.

LOUCOS POR CINEMA FANTÁSTICO
BIBLIOTECA PÚBLICA VIRIATO CORRÊA / SALA LUIZ SERGIO PERSON / ZONA SUL / ATÉ DIA 21 / GRÁTIS

  • O GIGANTE DE FERRO
    (Estados Unidos, 1999, 86 min). Dir.: Brad Bird. Livre.
    Animação. Em plena Guerra Fria, um garoto do Maine cria uma forte amizade com um robô de origem desconhecida, que passa a ser perseguido pelas autoridades locais.
    / Dia 3, 15h
  • O SEGREDO DE MARY REILLY
    (Estados Unidos, 1996, 108 min). Dir.: Stephen Frears. Com Julia Roberts, John Malkovich, Glenn Close e outros. 16 anos.
    A história do Dr. Jekyll, pela ótica de sua empregada, Mary Reilly.
    / Dia 6, 18h
  • A BELA E A FERA
    (Estados Unidos, 1991, 84 min). Dir.: Gary Trousdale e Kirk Wise. Livre.
    Animação. Príncipe transformado em fera após feitiço só voltará à sua forma normal se conquistar o amor de uma mulher.
    / Dia 10, 15h
  • HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO
    (Estados Unidos, 2005, 157 min). Dir.: Mike Newell. Com Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint e outros. 12 anos.
    Harry Potter é selecionado para participar do Torneio Tribruxo, uma competição que reúne alunos de várias escolas de magia, ao mesmo tempo em que Lord Voldemort prepara sua volta por meio de um artifício inesperado.
    / Dia 12, 15h
  • SOLARIS
    (União Soviética, 1972, 165 min). Dir.: Andrei Tarkovsky. Com Natalya Bondarchuk, Donatas Banionis, Jüri Järvet e outros. Livre.
    Famoso cosmonauta-psiquiatra é enviado para a estação científica que está na órbita do planeta oceânico para investigar uma série de fatos estranhos e misteriosos.
    / Dia 13, 16h
  • PRINCESA MONONOKE
    (Japão, 134 min, 1994). Dir.: Hayao Miyazaki. 10 anos.
    Príncipe, que está infectado por um mal, viaja para longe e se envolve em uma batalha entre deuses animais da floresta.
    / Dias 14 e 21, 15h30
  • AS AVENTURAS DE AZUR E ASMAR
    (França, 2005, 99 min). Dir.: Michel Ocelot. Livre.
    Animação. Criados pela mesma mulher, dois garotos crescem como irmãos, mas o destino os separa. Adultos, reencontram-se e se tornam rivais.
    / Dia 17, 15h
  • DRÁCULA DE BRAM STOKER
    (Estados Unidos, 1992, 127 min). Dir.: Francis Ford Coppola. Com Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins e outros. 10 anos.
    Versão do clássico de Stoker sobre um vampiro da Transilvânia em busca de sua amada de outras vidas.
    / Dia 19, 15h30
  • O LABIRINTO DO FAUNO
    (México/Espanha, 2006, 112 min). Dir.: Guilhermo Del Toro. Com Sergi López, Federico Luppi e Maribel Verdú. 16 anos.
    Uma garota e sua mãe se mudam para uma região da Espanha onde ainda há combates da Guerra Civil. No jardim da mansão onde vivem, a menina encontra um labirinto que a leva a um mundo de fantasia.
    / Dia 20, 15h30
  • OS VAMPIROS
    (França, 1915, 480 min). Dir.: Louis Feuillade. Com Edouard Mathé, Musidora, Marcel Lévesque e outros. Livre.
    Exibição de episódios da série Les vampires, que lançou a musa Irmã Vep, envolvida com uma sociedade secreta. Saída da imaginação de Feuillade, ela se tornou parte da mitologia coletiva de seu tempo.
  • A FUGA DO MORTO
    OLHOS QUE FASCINAM
    / 89 min. Exibições seguidas. Dias 5 e 7, 18h
  • SATANUS
    O SENHOR DOS RAIOS
    / 92 min. Exibições seguidas. Dias 12 e 14, 18h
  • O HOMEM DOS VENENOS
    BODAS SANGRENTAS
    / 105 min. Exibições seguidas. Dias 19 e 21, 18h
  • 1984
    (Inglaterra, 1984, 113 min). Dir.: Michael Radford. Com Richard Burton, Cyril Cusack, John Hurt e outros. 14 anos.
    Vivendo sob um governo autoritário que tem o controle total sobre cada ação dos cidadãos, um burocrata enfrenta problemas ao se apaixonar por uma mulher. Adaptação do clássico homônimo de George Orwell.
    / Dia 20, 18h

TEATRO

  • AINDA
    Cia. Garatujas. Texto: Gilda Elisa. Roteiro: José Scavazini e Hiram Ravache. Com Carlos Mariano, Ailton Rosa, Antonio Carlos de Niggro e outros. 12 anos.
    Espetáculo procura alertar os jovens sobre os perigos do uso de drogas, mostrando os sentimentos de um jovem usuário e sua relação com a família e sociedade.
    Biblioteca Pública Viriato Corrêa – Sala Luiz Sergio Person. Zona Sul. Dia 10, 19h. Grátis
  • OS JURADOS
    Grupo de Teatro Atitude. Dir.: Aldo Monteiro. 140 min. Livre.
    Grupo de jurados se fecha em uma sala do tribunal para decidir se garoto acusado de matricídio é culpado ou inocente. Baseado na peça Twelve Angry Men, de Reginald Rose.
    / Biblioteca Pública Viriato Corrêa – Sala Luiz Sergio Person. Zona Sul. Dia 6, 20h30 e dia 7, 18h. Grátis

Infanto-Juvenil

  • A PRINCESA DE BAMBULUÁ
    Cia. Quase Cinema. Texto: Luis da Câmara Cascudo. Dir. e adaptação: Ronaldo Robles e Silvia Godoy. Teatro de Sombras. 45 min. Livre.
    Homem pára em uma gruta para descansar e é surpreendido pelo rosto de uma princesa que estava encantada. Para livrá-la do feitiço, passa por difíceis provas de coragem e persistência.
    / Biblioteca Pública Viriato Corrêa – Sala Luiz Sergio Person. Zona Sul. Dia 13, 11h. Grátis

CURSOS/OFICINAS

DO GÓTICO À FICÇÃO CIENTÍFICA, AS FORMAS LITERÁRIAS DO FANTÁSTICO
Com Ana Cecília Olmos (professora da FFLCH/USP).
Encontros que abordam a literatura fantástica desde o século 18. Serão analisados escritores como Maupassant, Stevenson, Cortázar e García Márquez, considerando suas especialidades narrativas no contexto histórico da modernidade ocidental.
/ 18 anos. Inscrições na biblioteca, pelo telefone: 5573-4017. Biblioteca Pública Viriato Corrêa – Sala Luiz Sergio Person. Zona Sul. De 2 a 11. 3ª e 5ª, 19h. Grátis

… … …

Fonte: Universo Fantástico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: