[RESENHA] Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2007

Até agora a seção [LITERATURA] era usada tanto para divulgação de um lançamento como para as resenhas dos livros que eu leio. À partir de agora estou dividindo essa seção em dois, a [LITERATURA], onde continuarei falando dos lançamentos e comentando alguma coisa a respeito do mundo literário e a seção [RESENHA], onde (óbviamente) farei as devidas resenhas dos inúmeros livros que estão na minha fila de leitura.

Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2007.

Confesso que não sabia muito bem o que esperar desse livro. Apesar de estar em sua quarta edição, iniciado com o Anuário 2005, eu ainda não conhecia o projeto e não tinha lido nenhuma das edições anteriores. Mesmo assim iniciei essa agradabilíssima leitura como outra qualquer, do começo.

Marcello Simão Branco e César Silva nos apresentam uma leitura interessante, falando sobre o mercado de literatura fantástica no ano de 2007, trazendo resenhas diversas, passando dados sobre os lançamentos, comparando com os anos anteriores e ainda listando os diversos livros, publicações, sites e periódicos lançados durante o ano.

O livro começa com uma relação das obras e autores premiados em 2007. Nesse capítulo encontramos as listagens dos vencedores e indicados aos prêmios Hugo, Nebula, World Fantasy, Locus, Bram Stoker, Arthur C. Clark e muitos outros. Destaque para o livro “Rainbowns End”, de Vernor Vinge, que faturou os prêmios Hugo e Locus, como melhor romance de ficção científica.

No capítulo Memórias, os autores apresentam algumas rápidas biografias de escritores que faleceram no ano de 2007 e trazem mais algumas resenhas (aliás, resenha é o que não falta no livro), referentes a livros desses escritores apresentados. Destaque para resenha especial de O 31º Peregrino, de Rubens Teixeira Scavone.

Na seqüência os autores apresentam um panorama da expansão do mercado de literatura fantástica, com análise de dados e gráficos evolutivos, contendo listas de lançamentos e relançamentos do ano.

Logo em seguida temos uma lista completa com os lançamentos de autores nacionais e internacionais do ano de 2007. O legal dessa lista é saber sobre alguns títulos que foram lançados no ano e passaram despercidos em termos de divulgação (seja pela mídia ou leitores que de alguma maneira não ficaram sabendo daquele lançamento). Alguns livros que eu ainda não conhecia ou não tinha ouvido falar (seria eu um dos leitores desatentos que comentei acima???) são Reviravolta, do Gustavo Bernardo e As Mitologias Roubadas: os Doze Trabalhos, de Giancarlo Carvalho Borges.

Mais algumas resenhas surgem após a lista de lançamentos. A Caverna de Cristais – Vol. 2, Confissões do Inexplicável, Diário da Guerra de São Paulo e O Fantasma do Apito são alguns dos livros resenhados nessa seção.

Os periódicos também aparecem no livro em uma análise do que foi publicado em 2007. Publicações seriadas, fanzines e edições eletrônicas entram nessa análise feita pelos autores. Destaque aqui para os comentários feitos sobre alguns sites que recebem atualização periódica, como o Sombrias Escrituras, Nostalgia de Terror, Scarium, Star Trek Unlimited, Boca do Inferno e a coluna de Roberto de Souza Causo no Terra Magazine.

O capítulo Personalidade do Ano traz uma entrevista com André Carneiro, autor de Confissões do Inexplicável. Além da excelente entrevista, o capítulo apresenta uma lista com os inúmeros livros publicados pelo autor.

A seção Efemérides analisa e registra acontecimentos importantes da história da ficção científica no Brasil. Dessa vez o capítulo fala sobre Alvarez de Azevedo, comenta os livros raros A Liga dos Planetas de Albino Coutinho e O Reino de Kiato de Rodolfo Teóphilo, traz uma linha de tempo com datas importantes da história da FC no país e ainda resenha mais alguns livros como O Doutor Benignus de Augusto Emílio Zaluar, O Fruto do Nosso Ventre de Herberto Sales, Introdução ao Estudo da “science-fiction” de André Carneiro e A terceira Expedição de Daniel Fresnot.

O Convidado Especial da edição é Roberto de Souza Causo que fala sobre Tupiniweired, onde  nos apresenta a New Weired e comenta a “mistura de gêneros” .

Conclusão que posso tirar ao terminar a leitura do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2007 ??? Uma das melhores leituras que encontrei nos últimos tempos. O livro é excelente, leitura obrigatória para qualquer fã de literatura fantástica, pois, além de apresentar várias resenhas dos autores nacionais e internacionais, ainda traz dados e dicas interessantes sobre esse mercado.

Agora é esperar pelo próximo Anuário, e tentar adiquirir os anteriores.

… … …

por Tiago Castro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: