[RESENHA] Fábulas do Tempo e da Eternidade (Cristina Lasaitis)

Podemos dizer que Cristina Lasaitis marca seu nome na literatura fantástica nacional. Apesar do pouco tempo como escritora, Cristie já mostra que veio pra ficar e em seu primeiro livro nos brinda com 12 excelentes contos, que se interligam parecendo pertencer a um mesmo universo, porém em tempos distintos, ao mesmo tempo que parecem contos isolados, espalhados pelas 174 páginas do livro.

A autora escreve sobre o Tempo e a Eternidade com propriedade, usando termos de ficção científica e fantasia como uma veterana no assunto. Na última página do livro, Cristina fala que essa obra é fonte de dois anos de muita pesquisa, leitura, viagens, etc e podemos conferir tudo isso ao longo das páginas dos doze contos presentes.

Dois contos, “Além do Invisível” e “Meia Noite” trazem as influências cyberpunk ao livro Fábulas. O primeiro narra um romance virtual ao melhor estilo Neuromancer e o segundo (último conto do livro) parece pertencer ao mesmo universo do primeiro, fechando o tema iniciado com o conto de abertura do livro.

O segundo conto do livro é “As Asas do Inca”, onde a autora mostra um imperador Inca, ganancioso que se vê obrigado a cruzar a linha do tempo para salvar seu filho. É nesse conto que Cristina descreve uma das passagens mais fantásticas que já li, o momento em que o imperador Inca quebra as barreiras da Eternidade, fazendo uma viagem no tempo, contemplando e ao mesmo tempo deseperando-se com os rumos que o tempo tomou.

Em “Nascidos das Profundezas” somos apresentados a três personagens que encontram alguns nativos dados como extintos e descobrem que o passado pode esconder a chave para o futuro, ao restaurarem antigos equipamentos da chamada Grande Biblioteca.

Um dos contos mais interessantes é “Revés Alquímico”, onde a personagem principal é Glaúcia, uma jovem interiorana que vai a cidade grande para estudar e acaba conhecendo o professor Girandello, que se torna seu orientador. Glaúcia e o professor acabam se envolvendo em uma pesquisa que pode revolucionar a ciência e mudar o mundo.

O livro ainda traz os contos “Assassindo o Tempo” onde Cristina nos apresenta a personagem Claúdia Mansilha, “A Outra Metade”, “Viagem Além do Absoluto”, “De Onde Viemos e Para Onde Vamos”, “Irmão Siameses”, “Caçadores de Anjos” e “Parênteses da Eternidade”.

Uma antologia de contos de ficção realmente fantástica. Cristina Lasaits conseguiu reunir diversos temas em vários contos e colocar tudo em um mesmo livro. Muito bom!

Para adquirir o livro acesse: http://www.tarjalivros.com.br

… … …

por Tiago Castro
contato@tiagocastro.com.br

2 respostas para [RESENHA] Fábulas do Tempo e da Eternidade (Cristina Lasaitis)

  1. Ei Tiago, muito grata pela resenha😉

    Beijos
    Cris

  2. […] Cristina Lasaitis + biomédica e autora de Fábulas do Tempo e da Eternidade, mantém um blog, participou das antologias FC do B 2007/2008, Visões de São Paulo – Ensaios […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: