[EVENTOS] Como foi o 3° Fontes da Ficção

Olá amigos insones,

Hoje (28/03), estive na livraria Martins Fontes da Av. Paulista em São Paulo para o 3° Encontro Fontes da Ficção, organizado pelos escritores Nelson Magrini, J. Modesto e James Andrade, com total apoio da Giz Editorial e da Livraria Martins Fontes.

O encontro, como de costume, aconteceu no MF Café, pavimento superior da livraria Martins Fontes, um espaço muito bonito e receptivo. Ao chegar na livraria encontrei Nelson, Modesto e Andrade já conversando em uma mesa. Enquanto aguardavamos o restante dos participantes conversamos um pouco sobre a importância dos Sebos, onde encontramos muitas raridades e livros interessantes a preços bem acessíveis. Nelson Magrini fez uma importante observação, falando que NÃO devemos demostrar interesse em um livro enquanto estivermos no sebo, pois o preço salta de R$10,00 para R$ 110,00 rapidinho durante nossa empolgação em achar uma raridade.

Passado um pouco das 14:30hs, o evento foi aberto oficialmente por Nelson Magrini, com as tradicionais apresentações. Além dos três escritores do Fontes da Ficção, estavam presentes Adriano Siqueira, a maior autoridade brasileira em vampiros e assuntos ligados aos seres noturnos, Álvaro Domingues, colunista do site Homem Nerd com seu filho Henrique, um jovem de apenas 13 anos que discutia diversos assuntos com os participantes, além de outros fãs da literatura fantástica.

O tema do evento foi “Fontes da Criação”, onde discutimos um pouco o processo criativo dos autores e suas técnicas de escrita. Um dos assuntos levantados no encontro foi a linha que o autor André Vianco tomou nos seus últimos livros, fugindo um pouco do tema que o consagrou, os vampiros. Magrini, muito amigo de Vianco, comentou que talvez o próximo livro dele seja sobre cangaceiros, um antigo projeto que André teria comentado há alguns anos.

Assim como no encontro passado, temas ligados a porcentagens e ganhos dos autores junto as editoras foram levantados.

Nomes como Harry Potter, Crepúsculo e James Bond também foram discutidos, e nosso amigo Adriano Siqueira demostrou ser grande fã do agente 007 e profundo conhecedor de seus filmes. Um dos assuntos ligados a Harry Potter, foi o possível plágil da escritora J.K.Howling, já que o bruxinho não só lembra muito, como é igualzinho ao personagem Timothy Hunter (foto abaixo), da série Os Livros da Magia, de Neil Gaiman. Pra quem não conhece, Timothy Hunter é um garoto inglês que pode se tornar o maior mago do mundo e tem uma coruja como bicho de estimação. Isso lembra alguma coisa ???

E para finalizar o evento, Nelson Magrini fez o sorteio de um exemplar de seu primeiro livro Anjo: A Face do Mal, já esgotado na editora.

Mais um excelente encontro, muito divertido e com muitas dicas de escritores experientes. Novamente os autores me convidaram a enviar um conto para ser publicado no site Fontes da Ficção e Adriano Siqueira também reforçou o convite para que eu envie novos contos a serem publicados no fanzine Adorável Noite, capitaneado pelo próprio Adriano. Convites recebidos, convites aceitos. Em breve enviarei meus contos aos autores.

… … …

por Tiago Castro

5 respostas para [EVENTOS] Como foi o 3° Fontes da Ficção

  1. muito bom, muito produtivo o encontro com todo este pessoal que emociona a cultura fantástica brasileira.
    Espero poder participar dos outros encontos pois este pessoal é o máximo.
    Fontes da ficção 3 foi impressionante e inpirador!

    abraços tiago.. ótimo texto!

    dri

  2. Grande Tiago!

    Mais uma vez foi um prazer contar com sua presença, bem como todos os demais que compareceram ao 3º. Fontes da Ficção. Pelo que pude perceber, este nosso terceiro encontro foi um dos mais participativos, onde praticamente todos os presentes expuseram opiniões e defenderam pontos de vista.

    No mais, parabéns pela divulgação no Blog Insônia, um dos mais respeitados no meio.

    Abraços!

  3. Eric Novello disse:

    Boa cobertura a sua, Tiago!
    Abss! E.

  4. Sonia Carneiro Leão disse:

    Simpático o encontro.
    Amigos, cultura e livros.
    Parabéns
    Sonia

  5. Márcia disse:

    Que legal, Álvaro! Me deixou com água na boca. ;))

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: